Cordel

HISTÓRIA DE DOURIMAR

NÚMERO DE PÁGINAS 0
ANO DE EMISSÃO 2024
ISBN 0000000

Amigos, foi muito divertido escrever “História de Dourimar” porque, além de ter sido um pedido de minha amiga Liliana e seus irmãos Dourinho e Eveline, a história dele oferece os recursos para um característico cordel. Escrevendo sobre Dourimar Nunes de Moura me diverti muito porque, mesmo tendo grandes objetivos de estudo, Dourimar foi uma criança que brincava, que tinha suas “danações”, como se diz no Nordeste. Vocês, com certeza, terão bons momentos de leveza com Dourimar, se inspirarão e se divertirão com a história de um homem que quando criança brincava de ser flanelinha; que aos 6 anos de idade surgiu misteriosamente de dentro do teco-teco da FAB num “megaevento” pois, simplesmente, tratava-se do primeiro pouso de um avião na cidade de Afogados da Ingazeira (PE); um jovem estudioso, que conseguiu seus objetivos sem perder a simplicidade. Este cordel traz, brincando com os personagens envolvidos, o exemplo de um homem generoso que fez de seu estudo um meio, não de chegar a um topo e sim de ser a base, tornando-se, como testemunha sua filha Liliana, “o pilar de toda a família”.

Comentário sobre o livro

“Uma verdadeira obra literária. Retrata com perfeição a vida de Dourimar”.

O livro História de Dourimar, da autora Clinaura Macêdo, em linguagem de cordel, é uma verdadeira obra literária. Retrata com perfeição, fidelidade e com detalhes pitorescos, a vida de Dourimar.
A autora homenageia a vida de Dourimar, em cordel, de maneira primorosa e nos mostra, com afinco, um homem generoso e um pilar da família! Um filho, pai, irmão e avô presente e exemplar! Um profissional reconhecido e, finalmente, um homem que cumpriu a sua missão de vida!
A Clinaura, amiga muito querida, é uma escritora da literatura de cordel, excepcional!

Liliana Gayoso
Violinista da OSTNCS e Professora da Escola de Música de Brasília