MAIS SOBRE A AUTORA

Clinaura Macêdo

Olá,

Amigos e Leitores!

Sou Clinaura Macêdo e gostaria de convidá-los a conhecer meu trabalho. Antes, permitam-me apresentar um pouco sobre mim.
Nascida em Valença do Piauí em 1954, resido em Brasília desde 1970, cidade que se tornou o palco de minha jornada musical e literária. Minha história na música começou na Escola de Música de Brasília, iniciando meus estudos de violino com Flávio Gontijo. Em 1975 ingressei na Universidade de Brasília – UnB onde estudei com Moysés Mandel e Valeska Hadelich, concluindo minha graduação em violino. Segui meus estudos com Cecília Guida, de 1980 a 1982 e com Paulo Bosísio, de 1983 a 1997.

Minha vida musical foi marcada por mais de três décadas como violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, experiência que me trouxe imensa alegria e orgulho.

“A emoção de tocar em uma orquestra sinfônica é indescritível e representa um presente divino em minha vida.”

Além disso, fui professora particular por muitos anos em Brasília e tive a imensa alegria de trabalhar como Professora Convidada na Escola de Música de Teresina, de 1993 a 1996 e, em 2007, como orientadora dos violinistas da Orquestra Sinfônica de Teresina.

Continuando

Minha História Como Escritora

Desde criança, meu amor pela música foi acompanhado pelo amor pela escrita. Porém, só em 2001, impulsionada por umas frases cadenciadas que surgiram em minha mente, escrevi meu primeiro cordel. Desde então, em versos da literatura popular transponho as emoções da música sinfônica.

Na UnB descobri um suporte inestimável na Música de Câmera e segui com ela, sempre. Toquei em quartetos, trios, duos, em um sexteto e em cameratas. Esses grupos me proporcionaram amizades eternas e momentos de alegria indescritível. Com esses queridos amigos descobri a alegria do ensaio, aprendi a fluir na música e a enfrentar os medos. De 2016 a 2019 fui integrante da OBACH (Orquestra Brasileira de Arte Cultura e História), criada e liderada pela violinista Káthia Pinheiro.

Como escritora brasileira, nordestina, guardo no coração a toada dos cantadores e repentistas que me dão o tom e o ritmo em minha jornada de experiências e aprendizados. Através de meus livros, espero compartilhar histórias que encantem, inspirem e toquem os corações dos leitores. Sejam bem-vindos ao meu mundo de música e palavras.

Galeria de Fotos

Registros Marcantes da Minha História